Logotipo CBRtech
L

iClio

iclio

Portugal Ventures investe em guias turísticos para smartphones “Just in Time Tourist”

Os guias turísticos para smartphones “Just in Time Tourist” (JiTT), da empresa portuguesa iClio, sediada em Coimbra, e “que já vendeu milhares de aplicações em mais de cem países” dos guias já disponíveis, de Barcelona, Paris, Londres e Roma, é o novo investimento da capital de risco pública Portugal Ventures.

A aplicação JiTT é um guia turístico que combina “localização exacta, tempo disponível, áudio e pontos de interesse, criando itinerários personalizados”, sublinha um comunicado, que apresenta o guia como “ideal para quem não dispõe de tempo suficiente para explorar toda uma cidade, mas que quer ficar a conhecer o essencial”. 

O JiTT funciona offline e é baseado na tecnologia GPS, começando a sugerir ao utilizador pontos de interesse de uma determinada cidade, partindo da sua localização geográfica e tendo em conta os meios de transporte e o tempo disponíveis. 

Ao longo do percurso, a aplicação fornece informações históricas e culturais ao utilizador em formato de áudio, à medida que vai passando pelos atractivos sugeridos. 

O JiTT Barcelona foi o primeiro a chegar ao mercado, no dia 14 de Fevereiro, data em que começou o Mobile World Congress na capital da Catalunha, e em que a aplicação esteve disponível para download gratuito. 

Numa pesquisa efectuada à App Store encontram-se disponíveis, por 4,49 euros, os guias JiTT para Barcelona (em inglês e espanhol), Paris (em inglês, francês e espanhol), Londres (em inglês) e Roma (em inglês). 

O projecto “Just in Time Tourist” é financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, e representa um investimento de 102.302,90 euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 66.496,30 euros. 

in presstur.com